AND Lab
A colaboração com o AND Lab, dirigido por Fernanda Eugenio, remonta a 2015 e tem consistido no acompanhamento assíduo de workshops, escolas e labs, assim como no processo de contínua reformulação do Modo Operativo AND. Na recente configuração do AND Lab, esta posição é descrita como assistência à direcção artística. Destes muitos anos de trabalho conjunto, destaca-se também, no final de 2018 e durante 2019, a co-curadoria, com Fernanda Eugenio, do projecto “Do Irreparável: o que pode uma ética de reparação?”, e, no mesmo período, pela organização, coordenação e concepção editorial da Caixa-Livro AND (com a editora Fada Inflada e, portanto, a cumplicidade de Luísa Leite, Tatiana Podlubny e Cecília Costa). No mesmo âmbito foi também criada uma colecção de postais, em colaboração estreita e amorosa com Ana Teresa Ascensão.
Salienta-se que o AND Lab é, sobretudo, um lugar de encontro para uma constelação imensa de pessoas - artistas e investigadores de vários campos - que se mantêm em seu torno, que o alimentam e que o estendem. Uma das partes mais consistentes e recorrentes desta constelação é o grupo que actualmente toma mesmo como nome Colectivo AND e que, além de Fernanda Eugenio e Ana Dinger: Pat Bergantin, Naiá Delion, Iacã Macerata, Ruan Rocha, Guto Macedo, Manoela Rangel, Mariana Pimentel, Milene Duenha e Flora Mariah.
As imagens acima reportam a diversos eventos, momentos de pesquisa e situações de partilha do Modo Operativo AND e as suas múltiplas aplicações e ramificações. O AND Lab é um projecto multifacetado que conta já com vários anos de existência, pelo que se aconselha a consulta do respectivo site, do qual foi também retirada a muito sumária descrição:
“O AND Lab | Centro de Investigação em Arte-Pensamento & Políticas da Convivência é uma plataforma de pesquisa praticada que se dedica ao desdobramento contínuo, à transmissão e partilha e à aplicação do Modo Operativo AND (MO_AND). O MO_AND é uma metodologia para a investigação ético-estética, somático-política e experiencial da relação e da reciprocidade, assente no compromisso radical em 'reparar (n)o Irreparável", criada pela antropóloga e artista Fernanda Eugenio .
De aplicabilidade transversal às mais diversas áreas – do manejo quotidiano do viver-juntes à criação colaborativa; das práticas artísticas às práticas de cuidado; do trabalho de (re)mediação ao trabalho de intervenção; dos processos de tomada de des-cisão às iniciativas experimentais de reconexão sensível com a terra; do cartografar-curar do soma e dos afetos individuais às lutas íntimas e coletivas por trans-forma-ação, decolonização e justeza social –, o MO_AND pode sintetizar-se num triplo procedimento: Re-parar, fazer a Reparagem e sustentar a Reparação. O compromisso de praticar os conceitos – tornando-os em ferramentas e devolvendo-os ao uso de uma forma muito direta e no terreno – é o que imprime ao MO_AND o seu caráter ao mesmo tempo singular e amplo.”
https://www.and-lab.org